MANIFESTO: A provisão dos Serviços Comunitários de Água Potável da ALC. em frente ao COVID-19
Os fornecedores comunitários de água na América Latina precisam de apoio para garantir o fornecimento de água potável durante a emergência COVID-19.
MANIFESTO
O acesso da população a água potável segura, permanente e segura e a lavagem das mãos se tornaram essenciais na luta contra o COVID-19.
Vários governos da América Latina e do Caribe ordenaram que os provedores comunitários de água potável reconectassem o serviço aos usuários que não pagaram e, em outros casos, adiem a taxa mensal pelo consumo de água potável e, assim, garantam que a população tem acesso a água limpa para poder lavar as mãos com segurança.
No entanto, embora essas decisões governamentais contribuam para que as pessoas bebam água e protejam sua saúde, elas colocam em risco a precária estabilidade financeira dos pequenos provedores comunitários de água potável, razão pela qual várias organizações da ALC que apóiam esse setor, instamos os governos dos países a levar em conta as seguintes recomendações:
Que o governo do país, enquanto durar a emergência do COVID-19, assuma o pagamento do consumo de energia elétrica usada pelos Provedores de Água da Comunidade no equipamento de purificação e bombeamento de água potável para consumo humano.
Eliminar os impostos de importação de comprimidos de cloro e pequenos equipamentos de dosagem de cloro para uso em serviços comunitários de água potável e saneamento..
Juntamente com os municípios, crie um fundo de emergência para apoiar os Provedores de Água Potável da Comunidade, para garantir a qualidade da água e a continuidade dos serviços comunitários.
O apoio aos fornecedores comunitários de água potável e saneamento é fundamental na luta contra os efeitos do COVID-19 nas populações rurais da América Latina e do Caribe.
Comments